Atividade 1º momento

A primeira atividade realizada nesta jornada de Psicologia da Educação teve como contexto envolvente o auditório da FADEUP e serviu como uma atividade de 1º momento. Esta consistiu na organização dos alunos pela data de nascimento por cada fila onde os alunos se encontravam sentados. Depois de organizada a parte inicial da atividade, passou-se a uma apresentação e conhecimento entre os alunos da maneira em que ficaram dispostos, ou seja, organizados em grupos de 3 elementos. Posteriormente e para a parte final da atividade, procedeu-se à escolha de um porta-voz para fazer uma breve apresentação dos colegas e do que conheceu destes naquele período de tempo.

Na minha opinião e tendo em conta as caraterísticas do meio em que nos encontravamos, esta foi uma abordagem adequada à situação e acaba por ser um bom método para conhecer os outros elementos presentes no auditório. Além disso, permite facilmente distanciar-se das pessoas que estavam sentadas perto de nós e que certamente eram nossas conhecidas, o que pode levar ao controlo se tivermos o objetivo de reduzir, por exemplo, o ruído dentro da sala de aula. Esta demonstrou ser uma ótima atividade para criar ligações com outras pessoas que fazem parte do núcleo em que estão presentes, onde acaba por ser uma boa estratégia a implementar noutros contextos.